quarta-feira, 9 de abril de 2008

Convite para o encontro do Movimento

CONVITE

Caros Companheiros e Companheiras que participam do Movimento dos Conselhos Populares,

Nos últimos meses participamos de várias reuniões com o objetivo de nos organizarmos para lutar por vários direitos que nos são negados, principalmente, moradia e trabalho. Nesse período as reuniões tinham como objetivo constituir um grupo de pessoas em cada comunidade organizado pelo MCP. Nessa caminhada, que foi longa, muitas pessoas desistiram, não acreditaram que o povo organizado de forma independente (sem depender de partidos, parlamentares ou governos) poderia conquistar a vitória. Outras não tiveram disposição de participar das reuniões ou das manifestações. Mas o importante é que apesar dessas pessoas terem desistido, muitas continuaram acreditando que era possível e vendo que era necessário renovar o grupo convidaram novas pessoas para preencher as vagas antes ocupadas pelas que desistiram.
Estamos numa fase muito boa no movimento! Sabemos que a vitória final nunca esteve tão perto. Na última sexta-feira de março (dia 28/03) realizamos uma grande caminhada: organizada, alegre, com muita comida e união do povo e o mais importante: quem estava lá sabia exatamente o que queria, ou seja, eram pessoas que tinham consciência do que estavam fazendo. E foi exatamente essa consciência que possibilitou que a nossa caminhada fosse organizada e devido a essa organização conquistamos a vitória.
Mas, como conseguimos chegar tão organizados, conscientes e unidos no dia 28 de março?
Ora a essa pergunta só podemos ter uma resposta: a grande participação das pessoas. Foi a participação das pessoas nas reuniões e nos preparativos (comida, água, faixas, entre outras coisas) que possibilitou o sucesso de nossa atividade.
Então, depois dessa vitória, quais os desafios do nosso movimento?
Quanto ao trabalho, o desafio é nos organizarmos para o sonho de termos uma atividade produtiva que possibilite o sustento de nossa família. O desafio é organizar os grupos coletivos de produção e de serviços.
Quanto a moradia, é pressionarmos para que os governos não se esqueçam dos acordos que fizemos no dia 28 de março.
Mas o MCP não é só trabalho e moradia, o objetivo principal do nosso movimento é organizar muitas pessoas nas comunidades para que elas possam exigir seus direitos (que são negados pelo poder público) e possam enfrentar os grandes empresários que só pensam em explorar as pessoas e os recursos da cidade para ganhar dinheiro, deixando um rastro de sofrimento, miséria, injustiça e desespero.
Mas para isso precisamos aumentar nossa força.
E como faremos isso?
Aumentando a participação nos espaços gerais do movimento. Precisamos que mais gente participe diretamente da coordenação do movimento. Se até agora era um, dois no máximo, em cada bairro que tinha o papel de representar o bairro, organizar as reuniões, convocar as demais pessoas, agora precisamos ter mais gente. Todos temos que entender que a
força do movimento está na participação de todos. Se aquele monte de gente não tivesse participado da manifestação do dia 28 de março não teríamos conquistado a vitória.
E com o objetivo de avançarmos na organização do nosso movimento gostaríamos de convidar a todas e todos para participar dos vários encontros organizativos que faremos este ano!
ENCONTROS ORGANIZATIVOS

Realizaremos este ano vários Encontros (com a participação de pessoas de todas as comunidades) para refletir e discutir os rumos do Movimento. Este é um momento importante na vida do MCP, pois poderemos nos conhecer melhor, nos confraternizar, conversarmos, discutirmos, celebrarmos. É um momento para que todos expressem suas idéias, num mutirão para construirmos juntos a cara, as propostas e os rumos do Movimento.
No primeiro Encontro, de 18 a 21 de abril, debateremos o Programa do MCP. Programa é o conjunto de idéias que nos une. O Programa do Movimento expressa a forma como vemos o mundo; expressa também a forma como queremos que o mundo seja, e que caminhos seguir para alcançar nossos objetivos transformadores. No Programa buscamos entender porque a vida do povo trabalhador é tão dura, e o que queremos fazer para mudá-la.
O Programa do MCP é expressado nas Cartilhas do Movimento. A nova cartilha que será lançada no Encontro – “ORGANIZAÇÃO E PODER POPULAR PARA LIBERTAR O POVO TRABALHADOR” – contém a mais atual versão do Programa do MCP, sendo elaborada num processo de meses de discussão em várias instâncias do Movimento.
O Encontro sobre o Programa do MCP será aberto no dia 18/04 à noite em um ato de celebração do Movimento, onde nossa gente terá oportunidade de mostrar a nossa cara através do talento e criatividade popular – é hora dos artistas populares que circulam entre nós mostrarem sua cara. Nos dias 19 e 20 será feita a discussão programática entre os delegados indicados pelos núcleos (pelo menos três por núcleo). Dia 21 pela manhã será dedicado aos encaminhamentos do Encontro. Serão discutidos, nos dias 19 e 20 de abril, quatro eixos fundamentais do Programa do MCP, que tem como centro a construção do Poder Popular:
- Assembléia Popular: Reflexão sobre a construção da democracia direta a partir da construção de espaços de participação ativa e mobilização do povo. Esse é o objetivo central da atuação do Movimento dos Conselhos Populares.
- Economia Popular: Como construir uma economia popular autônoma que permita que o povo tenha acesso à renda, dispute os frutos da riqueza do país e, finalmente, liberte-se das garras do capitalismo.
- Direito à Cidade: O povo deve ter o direito de viver com qualidade na Grande Fortaleza. Moradia digna, infra-estrutura urbana, meio ambiente de qualidade. Refletiremos sobre a cidade e sobre os caminhos para que o povo assuma o comando dos rumos de Fortaleza.
- Comunicação Popular: Quais os caminhos para que o Movimento consiga expressar suas idéias, visões, notícias? E como contribuir para que o povo das comunidades possa expressar sua arte e cultura, refletindo sobre nossa realidade, aumentando a auto-estima das comunidades?

Serão realizados, durante o ano de 2008, três Encontros: um sobre a organização do MCP, ou seja, quais devem ser as instâncias (coordenação geral, coordenações regionais, reuniões gerais da cidade, Assembléias, etc.) do Movimento, como elas devem funcionar, qual o papel dos militantes na sua construção. Outro Encontro em que discutiremos os valores que norteiam o Movimento perante a sociedade que vivemos e a prática militante dentro do MCP. No último, iremos planejar o MCP para os próximos anos, como queremos construir um movimento forte, devemos pensá-lo em longo prazo.

Fortaleza, 06 de abril de 2008.

COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO DOS CONSELHOS POPULARES

Nenhum comentário: